Wednesday, June 11, 2014

Arco-íris

Arco-íris.
Porque para conseguir ver um arco-íris é preciso chuva e sol. Dois fenómenos meteorológicos que, pelo menos na nossa intuição, não costumam ocorrer em simultâneo, e aos quais atribuímos significados metafóricos completamente diferentes: lágrimas e luz.
Por isso, a meu ver, um arco-íris é uma espécie de antítese melancólica da natureza, percebes? É uma felicidade triste, é a expressão física da nostalgia. A refracção da luz em pequenas gotas aproximadamente esféricas produz algo inegavelmente especial, já que deixa toda a gente, independentemente da idade, do sexo, da formação, etc., a olhar pela janela, a apontar, e, quiçá, a suspirar.
Ah, e além desta filosofia toda, é bonito. É universalmente aceite que um arco-íris é bonito.
Portanto, se eu, hipoteticamente, quisesse atribuír-te um nome de código, um nome querido que fosse só nosso, seria Arco-íris.

Se eu alguma vez conseguir realmente escrever um livro, isto vai lá estar. Prometo a mim própria, aqui, perante a comunidade virtual que vai lendo este espaço. Não sei muito bem como é que tal analogia saiu desta cabecinha oca, neste momento, a meio de um capítulo do Harri, mas saiu.
Prometo.

No comments: